Mostra aborda a trajetória do funk e sua relação com linguagem, artes e repertórios culturais
O Museu da Língua Portuguesa mantém em cartaz a exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, com proposta de discutir o funk como fenômeno cultural e suas conexões com a língua, as artes e os repertórios urbanos. A mostra reúne centenas de itens e incorpora recortes ligados ao funk paulista, segundo a apresentação institucional do museu.
De acordo com o Museu da Língua Portuguesa, a exposição foi concebida originalmente pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e foi adaptada para incluir conteúdos relacionados ao desenvolvimento do funk em São Paulo. A curadoria reúne nomes de diferentes áreas e a narrativa propõe abordar o gênero para além da sonoridade, explorando aspectos históricos, coreográficos, comunitários e desdobramentos estéticos, políticos e econômicos associados ao movimento.
O museu informa que a exposição conta com 473 obras e itens de acervo, incluindo registros audiovisuais, além de materiais ligados à memória do gênero em São Paulo.
- Exposição: “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”
- Local: Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/nº, Centro (Estação da Luz)
- Período informado pelo museu: de 15/11/2025 a 30/08/2026
- Funcionamento: de terça a domingo, conforme orientação do museu (horários e ingressos devem ser verificados no site oficial).
HostingPRESS Agência de Notícias de São Paulo.
Conteúdo distribuído por nossa Central de Jornalismo.
Reprodução autorizada mediante crédito da fonte.
Este portal foi criado especificamente para conectar os leitores da nossa região ao melhor conteúdo.
Somos líderes de audiência local.
Somos sociais. Conecte-se conosco.

